Hoje, mais do que ser um local apenas de cuidado das crianças, as boas escolas de educação infantil seguem à risca o compromisso com os aspectos educativos. Pesquisas do mundo todo mostram que a frequência à creche e à pré-escola causa efeitos positivos na vida da garotada.
1. Por que é importante matricular meu filho na pré-escola?
Porque a pré-escola é um espaço de trocas, de aprendizagem, de constituição de identidades e de inserção sociocultural. Frequentar pré-escolas pode ajudar as crianças a se desenvolverem nas suas dimensões motora, sensorial, emocional, cognitiva e socioafetiva.
Maternalzinho/ Maternal I
2. Qual deve ser o projeto educacional?
A melhor opção é aquela que está de acordo com as expectativas dos pais em relação à formação do filho. De forma geral, as propostas podem ser divididas em três tipos: a TRADICIONAL, LÚDICA e SOCIOCONSTRUTIVISTA. A primeira prioriza a disciplina e o cumprimento de regras. O foco do segundo tipo são as brincadeiras, mas com pouca preocupação pedagógica. O terceiro é defendido por referenciais nacionais e é forte em planejamento de situações de aprendizagem, em que há a intenção clara e conteúdos para cada faixa etária. Em todos os projetos, observe se há trabalhos com valores, como a cooperação e o respeito às diferenças. Quanto mais próximos aos da sua família, melhor.
Pré II
3. Como deve ser a estrutura da pré-escola?
Eis uma questão central para qualquer pré-escola: o espaço físico oferecido às crianças. Este espaço precisa ser amplo, seguro e com diversidade de ambientes internos e ao ar livre para permitir a realização de diferentes atividades. Confira se este espaço é tranquilo, limpo e arejado. Além desses detalhes, os pais também precisam ficar atentos às condições de higiene e de limpeza dos ambientes. Há muitas escadas? A criança consegue circular tranquilamente? Os pequenos transitarão entre crianças maiores?
4. A pré-escola tem propostas atuais?
A Educação Infantil mudou muito nos últimos anos. Antes, o foco de uma creche ou pré-escola estava no cuidar, agora está no educar - tendo como meio para isso o brincar . Esteja atento a essas mudanças ao visitar pré-escolas. A escola conseguiu acompanhar os tempos? Que propostas de ensino a coordenação apresenta em seu discurso? Como ela se posiciona em relação à avaliação dos alunos ? E em relação à mobilidade entre as fases (maternal e pré I, II etc)? Outro ponto a se observar é se a escola trabalha com psicomotricidade (atividades específicas de movimento que ajudam a criança a tomar consciência de seu corpo) e se oferece um ambiente alfabetizador, com muitas situações de leitura e escrita.
É importante escolher uma escola que passe os mesmos valores transmitidos pela família. Não se trata de responsabilizar a escola pela formação da moral e do caráter, mas como se sabe que a instituição exerce bastante influência sobre a criança, é bom estar por dentro de algumas de suas filosofias e práticas. Levante algumas questões como: você prefere uma escola mais disciplinada ou uma que deixe seu filho livre demais? Que tipo de reação você espera do professor quando seu filho fizer algo que não está de acordo com as normas? Angela Soligo, da Unicamp, acha importante saber como as escolas agem nos momentos amistosos e nos momentos de conflitos. Por exemplo, quando uma criança morde o colega. A escola aproveita o acontecimento para construir valores ou opta por uma punição? Fique atento a essas questões.
OBS: Informações baseadas em pesquisas e na prática do colégio.